Algumas técnicas são utilizadas para se realizar um bom aquecimento. Alongamentos e exercícios aeróbios são as mais utilizadas. Contrações isométricas, em curto período, também são bem vistas, além de movimentos específicos para o exercício proposto.
Mas qual seria a melhor forma de aquecer seus músculos?
O alongamento é em sua maioria o mais utilizado em práticas desportivas como parte do aquecimento. Este tem a finalidade de aumentar a flexibilidade muscular e a amplitude das articulações (Endlich e colaboradores, 2009 citado por Albuquerque e colaboradores, 2011).
Para mais informações sobre flexibilidade acesse aqui
Já no exercício aeróbio, que geralmente antecede um treino de força, tem como objetivo elevar a temperatura do corpo, favorecendo uma melhor eficiência das reações químicas orgânicas intramusculares (Robergs, Robergs 2002 citado por Albuquerque CV e colaboradores, 2011).
Os componentes volume e intensidade durante o aquecimento, estão diretamente relacionados a melhor performance, lembrando que nunca deverá ocorrer fadiga muscular nessa etapa do treino. Segundo os autores desse estudo, 10 minutos é o tempo sugerido para o exercício aeróbio (artigo de medicina do esporte em Bishop Warm Up II, 2003 citado por Albuquerque CV e colaboradores, 2011).
Como percebe-se no texto acima, o alongamento e o exercício aeróbio são componentes da etapa de aquecimento de um treino. Seja este treino de força ou cardiorrespiratório. O que fica definido como estágio de aquecimento é a baixa intensidade e volume para que a temperatura corpórea se eleve, ocorra o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos em atividade e o incremento do líquido sinovial das articulações envolvidas. Desta forma acredita-se que o desempenho do movimento será otimizado.
Movimente-se para aquecer e melhore a performance de seu movimento.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário