terça-feira, 1 de março de 2022

Filhos Vivem Menos que os Pais

Os jovens de hoje têm menos chances de viver do que seus pais. 

Atualmente a expectativa de vida dos jovens é mais baixa do que a de seus próprios pais. E você sabe qual é o principal motivo?

Uma doença crônica e que a ciência descobre que está cada vez mais agressiva: a OBESIDADE.

São muitas as causas que fazem uma pessoa se tornar obesa. O que mais contribui é a formação do hábito. E esse hábito está presente em casa, sendo mais direto: está nos pais. 👊 

Certa vez presenciei uma mãe dizendo ao seu filho de 8 anos de idade, "se você se comportar você vai ganhar um hambúrguer". Um tipo de chantagem muito comum nos lares com criança não é mesmo!?

Já vi também uma criança falar: "eu só vou parar se você me der dinheiro para eu comprar um brigadeiro" e advinha o que a mãe fez? Claro que deu o que a criança queria. 😕

Esta associação de recompensa com comida forma na mente de uma criança a ideia de que "comida me traz o prazer (conforto) que preciso" diante de uma situação de conflito, de ansiedade, de mérito ou qualquer motivo que exija um esforço.

PENSE NUM PROBLEMA!

E sabe o por quê da menor expectativa de vida dos filhos em relação aos pais?

É que a comunidade científica vem alertando que estes jovens estão desenvolvendo câncer relacionado à obesidade cada vez mais cedo. Na verdade o surgimento do diabetes tipo 2 em crianças (causada pela a obesidade) está altamente relacionada com o câncer.

As recomendações vocês já conhecem: alimentação balanceada e exercícios físicos e tratamento com um médico apto para tratar a obesidade.

Mudanças no estilo de vida dos pais são fundamentais para influenciar os filhos a terem uma vida mais saudável e assim combater a obesidade e a incidência desses tumores.

Se precisar de ajuda para iniciar seu programa de exercícios entre em contato pelo Instagram para agendar um treino experimental.


até a próxima!

___________________

Alex Pontes - Preparador Físico

Consultoria on-line e presencial

@treinadoralexpontes

Nenhum comentário: