Obesidade quantidade excessiva de gordura corporal em relação a massa corporal;
IMC de 30 Kg/m² ou superior.
Há duas formas de distribuição de gordura no corpo, sendo mais perceptível quando esta gordura está em excesso. Uma é denominada Ginóide ou Ginecóide e a outra Andróide.
Você sabe qual a diferença?
Estudos confirmam que ambas são bem distintas em homens e mulheres.
Obesidade Ginóide é o tipo de obesidade no qual o excesso de gordura localiza-se na parte inferior do corpo, ou seja, no quadril. Sendo comparado ao "formato de pera" do corpo (Heyward, 2004).
Obesidade Androide é o tipo de obesidade em que a gordura corporal em excesso localiza-se na parte central do corpo, ou seja, no abdome e entre as vísceras. Devido ao seu acúmulo no abdome, especialistas se referem a ela como obesidade em "forma de maçã" (Heyward, 2004).
A obesidade androide tem predominância em homens mas, é possível encontrar mulheres com esse tipo de acúmulo adiposo. Já a obesidade ginóide tem predominância feminina, mas podendo existir homens com suas características.
A gordura abdominal visceral é mais facilmente quebrada (Lipase lipoprotéica) em comparação com a gordura subcutânea da mesma região (Bouchard, 2003).
E ainda mais, essa mesma quebra de gordura visceral é maior em comparação com a gordura da região gluteofemoral (quadril) (Arner, Lithell, Wahrenberg e Bronnergard, 1991. Citados por Bouchard, 2003).
Isso significa dizer, que os homens tem um pouco mais de facilidade para eliminar gordura visceral do que as mulheres.
Busque sempre um Profissional de Educação Física.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário