sábado, 28 de junho de 2008

Entendendo o metabolismo


Comer aquela sobremesa, ou aquela guloseima favorita em plena madrugada, ou simplesmente em um lanche a qualquer hora do dia, é uma delícia!!! Mas, para muitos pode ser a gota d'água para o seu programa de redução de peso. Já para outras pessoas seria uma maravilha, adquirir uns quilinhos a mais. No entanto, na prática, o que ocorre é que muitos engordam comendo tão pouco dessas guloseimas e outros tem uma enorme dificuldade para aumentar seu peso.
Essas diferenças biológicas são devido ao nosso metabolismo.

O que é metabolismo?

Segundo cientistas, metabolismo pode ser definido como um conjunto de reações em seqüência (oxi-redução) que ocorrem para sustentar as necessidades básicas do corpo e sua sobrevivência. E cada indivíduo tem o seu próprio ritmo, chamado de taxa metabólica.

Alguns indivíduos tem a taxa metabólica baixa, que chamamos simplesmente de metabolismo lento; outros tem a taxa metabólica alta, comumente chamada de metabolismo acelerado.
Para que possamos entender bem como funciona esse mecanismo adicionei uma reportagem sobre o metabolismo que foi ao ar nessa mesma semana, veja e entenda como funciona nossa "usina" biológica.

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080625-324405,00.html


Contato profissional: alexpontespersonal@oi.com.br

Nenhum comentário: