quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Auto Imagem da Mulher

A imagem de um padrão estético imposta pelas mídias, principalmente para as mulheres influencia a percepção da auto imagem e consequentemente a autoestima.

Em um estudo de Bevilacqua em  2010, documentou-se esse tipo de comportamento.

Uma avaliação da auto-imagem corporal e autoestima num grupo de 47 mulheres com idade entre 40 e 83 anos. Onde foram realzadas coletas de dados para as avaliações de imagem corporal, autoestima, classe sócio-econômica, antropométrica.

Com base nos resultados foram constatados que 78,7% estavam insatisfeitas com a imagem corporal;

70,2% das avaliadas tinham a autoestima em um nível alto.

Mulheres que apresentaram um resultado melhor sobre a autoestima tiveram na avaliação da percepção corporal uma tendência a reduzir sua imagem corporal durante esta avaliação.

Considerando esses dados, segundo Bevilacqua (2010), os números encontrados nesse estudo assegura a afirmação de que a vontade das mulheres de meia e terceira idade é o anseio por um tamanho corporal menor que o atual.

A percepção da imagem corporal sofre influência de múltiplos fatores socioculturais, onde estão envolvidas questões psicológicas, sociais, culturais e biológicas nas quais são determinadas, subjetivamente, pela procura do melhor visual da aparência física (Damasceno e Colaboradores, 2006 citado por Bavilacqua, 2010).

A obesidade é um dos fatores que mais influencia na percepção da imagem corporal. Uma comparação de mulheres obesas com mulheres com peso dentro dos parâmetros normais, as obesas demonstram maior disformidade com sua imagem real de corpo (Cachekin e colaboradores, 2006 citado por Bevilacqua, 2010). E, um ciclo de maus hábitos associados com o ideal de corpo pode desencadear um processo depressivo e consequentemente aumento da ingestão calórica que resulta em aumento de peso (Kanno e colaboradores, 2008 citado por Bavilacqua, 2010).

Sei que não é fácil mudar os hábitos, mas não é impossivel! Seja dererminhado(a) e trace suas metas para que nesse novo ano sua vida passe a valer muito mais com seus novos hábitos saudáveis!

Busque orientações de profissionais de Educação Física, Nutrição, Psicólogos e espiritual e encontre o seu caminho!

Se regenere!!!

Até a próxima!

Nenhum comentário: