quarta-feira, 13 de junho de 2012

Origem da Musculação

Antigamente a musculação que conhecemos hoje, tinha o nome de halterofilismo, referente aos atletas que treinavam com halteres com fins competitivos, nas seguintes modalidades:

  • Levantamento Básico

  • Levantamento Olímpico

  • Culturismo

O termo halterofilismo entrou em desuso, hoje o mais comum é Musculação mas, também existem outros termos menos comum como Culturismo, Bodybuilding e Fisiculturismo.

O surgimento da musculação é bem mais antigo do que imaginamos. Há achados históricos em pedra talhada onde pessoas utilizavam exercícios com pesos datados de 1896 a.C.. Paredes de capelas funerárias do Egito mostram que  há 4.500 anos atrás homens utilizavam pesos para se exercitar. Existem também várias estátuas com corpos musculosos que foram encontradas no passado na Grécia, por exemplo.

Em sua forma competitiva o primeiro dado oficial de registro de uma competição de fisiculturismo é de 1901 em Londres. Essa competição foi idealizada e realizada por Eugene Sandow com o objetivos de escolher o físico mais fabuloso dentre os 156 atletas que participaram. O grande campeão foi Willian Murray, de Nottingham, levou para casa o troféu banhado a ouro com a imagem do próprio Eugene Sandow sustentando um grande halter de bolas de ferro. O atleta ganhou em dinheiro o equivalente a 5 mil dólares.


Eugene Sandow é considerado o pai da musculação, principalmente em sua forma competitiva, nasceu na Alemanha em 1867 e foi considerado um ícone do esporte e seu físico foi considerado durante 30 anos, o melhor físico do mundo!

Depois de percorrer Estados Unidos com demonstrações espetaculosas de forças e cultura corporal, voltou para a Inglaterra, casou-se e dedicou-se a abrir ginásios de cultural física  (hoje em dia conhecida como academia de musculação) por todo este país e a aprimorar os hábitos alimentares das pessoas.

Sandow realmente foi o pai da musculação contemporânea, pois, tinha uma visão a frente de sua época. Fundou uma Revista com seu nome a Sandow's Magazine, publicou vários livros, inventou aparelhos de musculação, aprimorou os antigos aparelhos, criou cursos de ginástica por correspondência, foi um dos primeiros nomes a defender a Educação Física em colégios e escolas, desenvolveu exercícios para amenizar as dores do parto, aconselhava os empresários da época para permitir que seus funcionários realizassem exercícios diariamente, sendo assim o criador da ginástica laboral. Pode ter sido o primeiro personal trainer da história, pois era professor particular dos reis Eduardo VII e George V, na Inglaterra.

Morreu em 1925, em um acidente de carro. Em homenagem ao grande benfeitor da humanidade, hoje em dia Eugene Sandow está imortalizado por Joe Weider* que escolheu sua imagem como troféu do maior espetáculo de musculação do mundo: o Mr. Olympia.


O fisiculturismo como é conhecido hoje, passou a ser definido como esporte em 1946, com os campeonatos de culto ao corpo esculpido. Até então, existiam os concursos de beleza física, conhecidos como Mister Universo. Hoje o culturismo é a sexta modalidade esportiva mais difundida no mundo, com 190 países onde se pratica e existem atletas, dividido em 21 categorias, masculinas e femininas, incluindo as de master.

O Brasil, a partir de 1994, conquistou todos os campeonatos sul-americanos de que participou e vários campeonatos Ibero-americanos, títulos reconhecidos oficialmente pela União das Federações Internacionais, ligada ao Comitê Olímpico Internacional. Na categoria até 65 kg masculino, o Brasil conquistou três títulos mundiais, em 1997, 1999 e 2001.

Do esporte ao tratamento profilático a musculação hoje em dia é reconhecida como forma de exercício físico segura e eficaz para adolescentes, adultos, idosos, cardiopatas e obesos, tudo  isso com respaldo científico mundial.

Graças a Eugene Sandow!
















Até a próxima!
________________
*O maior responsável em profissionalizar a musculação no mundo; empresário da musculação dono de franquias de academias que leva o seu nome, criador de métodos de treinamentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Por favor me mande as referências desse Site, pois estou oreci muito mais não consegui encontrar.

Alex Pontes disse...

Retirei do texto por perceber que o mesmo estava sendo utilizado em trabalhos acadêmicos sem a devida permissão.
Poderia lhe enviar se houvesse guardado. Apaguei!

Um dos livros utilizado na pesquisa foi Musculação: Conceitos básicos, Fábio Gianola.