terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Exercícios Físicos e Alzheimer


Um vídeo bastante explicativo sobre a associação dos exercícios a prevenção da doença de Alzheimer.

Em seguida segue o link, original que serviu de referência para a veiculação da matéria.





Publicação Original sobre Exercícios Físicos e Alzheimer

Previna-se, pratique exercícios físicos com a orientação de um Profissional de Educação Física.

Até a próxima!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Influencie Pessoas

Olá, que 2019 seja um ano de conquistas para todos!

Início de ano, um excelente momento para programar sua rotina de treino, alimentação e metas.

Se você cumpriu a maior parte de suas metas neste ano que passou, com certeza você desperta olhares dos mais chegados, quero dizer dos amigos e familiares. Aproveite para inspirar esses amigos e levar com você para um estilo de vida mais equilibrado.

Tenho convicção de que quando gostamos de pessoas queremos que elas estejam conosco em todos os momentos, inclusive treinando e alcançando metas.

Talvez isto seja um exercício de altruísmo, e se for, que bom! Estamos evoluindo para melhor como seres humanos.

Então, fica a dica: influenciar pessoas para uma vida mais saudável. E, não há nada de mau em perceber que seu amigo lhe copia, decerto para o bem. Siga com sua consciência tranquila.


Busque um Profissional de Educação Física qualificado.

Até a próxima!

sábado, 1 de dezembro de 2018

10 anos não são 10 dias

Olá a todos, sinto muito satisfação em manter este blog por DEZ anos. Nossa como passa rápido!

Alguns podem achar pouco o número de postagens que o blog tem em relação ao tempo que ele está no ar. Quando eu decidi fazer o blog, a minha intenção foi e continua sendo, estudar assuntos de meu interesse. Assuntos estes que surgem no dia a dia, durante uma conversa na academia, com colegas, alunos ou pessoas em qualquer outro ambiente.

Daí, resolvi selecionar um assunto para estudar e publicar seu resumo aqui no blog uma vez ao mês. Transcrevo de forma simples para que o conhecimento chegue de maneira fácil ao leitor interessado que normalmente é leigo no quesito de conhecimento técnico das ciências do esporte.

Agradeço a todos que acessam essas páginas, aos que buscam um feedback comigo, agradeço também aos que não gostam dos conteúdos publicados, pois não estou aqui para agradar todo mundo. Aprendo muito com todos vocês.

Na publicação deste mês deixarei aqui os links das matérias mais acessadas de cada ano (copie e cole em seu navegador). De 2008 a 2018!

2008 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2008/06/importncia-de-praticar-exerccios-fsicos.html
2009 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2009/10/cirurgia-bariatrica.html
2010 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2010/08/balanca-pode-lhe-enganar.html
2011 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2011/02/hernia-de-disco-e-treinamento-de-forca.html
2012 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2012/06/origem-da-musculacao.html
2013 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2013/08/arbitragem-no-fisiculturismo.html
2014 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2014/05/cefaleia-do-esforco.html
2015 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2015/07/reabilitacao-cardiaca-e-suas-diretrizes.html
2016 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2016/04/auto-liberacao-miofascial.html
2017 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2017/04/cocoras-postura-estatica-natural.html
2018 - https://alexpontespersonal.blogspot.com/2018/08/como-realizar-um-bom-aquecimento.html

Bom fim de ano e até a próxima!


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Exercício Físico e Câncer de Mama

Resultado de imagem para outubro rosa campanha


Outubro passou mais suas propostas continuam o ano inteiro. Me refiro a campanha Outubro Rosa que alerta as mulheres para a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Para mais detalhes sobre esta campanha acesse: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/


Em se tratando de exercícios físicos, vários estudos demonstram as consequências do exercício como remediação auxiliar nos períodos antes, durante e após o tratamento.

Selecionei alguns tópicos que enfatizam os resultados de quem sim e quem não tem uma vida sedentária.

Os estudos que li, realizaram experimentos com grupos que fizeram exercícios e grupos sem exercícios e claro que houve diferenças nos resultados. Mas o que existe em comum entre esses estudos? São as preconizações.

Atividades físicas com intensidade moderada a vigorosa estão associadas a benefícios à saúde em mulheres portadoras de câncer de mama, surtindo efeitos positivos na qualidade de vida, emocional, cognitivo e diretamente na vitalidade (Boing e colaboradores, 2016).

Importante ressaltar que o exercício físico aumenta a capacidade funcional, reduz a depressão e fadiga, dores associadas ao tratamento, redução da ansiedade entre outros (vários autores citados por Boing, 2016).

Reforçando esse argumento, Diettrich e Miranda (2005) assinalados por Castro Filha e Colaboradores (2016) demonstram os mesmos benefícios supracitados em pacientes praticantes de exercícios físicos tanto nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia quanto pós tratamento.

Veja bem! Quer dizer, leia bem!

O sentimento de incapacidade, relatados por pacientes, de não poder realizar atividades domésticas básicas simples como lavar louças, roupas e etc., afeta diretamente a sua qualidade de vida.

Para Castro Filha e Colaboradores (2016), deixar o paciente em repouso potencializa os efeitos colaterais e propicia o declínio das capacidades funcionais e aspectos psicológicos.

As recomendações do American College of Sports Medicine (2010) para pacientes com câncer são 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana equivalente a 150 minutos/semana ou três vezes de 25 minutos de atividade física vigorosa (75minutos/semana).

Portanto, mexa-se!

Busque sempre um profissional de Educação Física.

Até a próxima! 

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Por que ter um Personal?



Ouvi por anos nos convívios em várias academias certas pessoas dizendo que ter um personal, prefiro chamar de treinador ou preparador físico, é ser muito fresco, traduzindo: não tem necessidade. 

Hoje em dia, mesmo com o reconhecimento da importância de se ter um treinador à sua disposição, ainda existe esse tipo de pessoa que é independente e que irá treinar sem precisar de um profissional ao lado, até porque hoje você tem uma gama de treinos e aplicativos disponíveis na web.

Não me importo com essas pessoas, considero àqueles que realmente sabem o diferencial do acompanhamento de um profissional elaborando, adaptando e estudando sua rotina de treino, consciente de seu desempenho físico e suas limitações.  É aí que o preparador físico busca o melhor que seu cliente/atleta pode dar.

Se você não treina ou iniciou um programa de exercícios sozinho (a) e está se sentido perdido, sem saber por onde começar ou sem saber como progredir fisicamente, não hesite em buscar informações com um profissional de Educação Física e quem sabe, iniciar um programa personalizado. Se não tiver grana, negocia. Chama algum (s) amigo (a) para dividir a hora/aula e assim todos irão ganhar.


Bom treino e até a próxima!