segunda-feira, 3 de julho de 2017

Propriocepção: em busca do equilíbrio perfeito

Um sistema de receptores espalhados por várias partes do corpo, encontrado nos músculos, tendões e nas articulações, funcionam para enviar informações referente ao movimento, a postura e/ou o nível de alteração gerado nesses receptores para o sistema nervoso central. Este por sua vez, após processar as informações, coordena e orienta o corpo perfeitamente para mantê-lo em equilíbrio postural (Tookuni KS e colaboradores (2005); Winter DA e colaboradores(1995); Silvestre MV e Lima WC (2003) citados por Baldaço e colaboradores (2010).

Estou falando da PROPRIOCEPÇÃO ou CINESTESIA esse sistema que age conjuntamente com a visão e o vestibular para nos manter equilibrado (Winter DA (1995) citado por Baldaço e colaboradores (2010)).

Há alguns anos a solicitação desse sistema de equilíbrio vem sendo utilizado em muitos exercícios funcionais dentro e fora das academias. Onde antes eram exercícios de reabilitação de lesões ligamentares, cirurgias ortopédicas e outras mais, orientado por Fisioterapeutas.

Sendo os exercícios funcionais de propriocepção utilizados hoje em dia, em praticamente todas as modalidades esportivas que exijam uma performance muscular, auxiliando desta forma, na melhora da flexibilidade, reação de força e estabilização nos movimentos.

Lembre-se: busque sempre orientação de um Profissional de Educação Física para realizar seus exercícios.

Até a próxima!


Nenhum comentário: