terça-feira, 2 de maio de 2017

Flexibilidade Virtual, você conhece?

A amplitude de movimento de uma ou mais articulação é um fator determinante para avaliar a flexibilidade.

Constantes dores na região lombar e recorrência de lesões musculares pode ser um sintoma de pouca flexibilidade (Heyward, 2004 citado por Almeida e colaboradores, 2017). Daí surge a necessidade de investigar se realmente os desconfortos são devido a limitação da amplitude de movimento.

Um estudo publicado no periódico Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 11, n. 65, p.240-247, Mar/Abr. 2017, comparou a avaliação da flexibilidade realizada por um jogo de vídeo game (XBOX 360 com Kinect) e um avaliador físico (profissional de Educação Física). O nome do programa (jogo) é Nike+Kinect Training.

O estudo compara os dados do jogo, se são coerentes, aos protocolos científicos utilizados pelos os profissionais.

Não tenho dúvidas de que esse tipo de tecnologia contribua para o incentivo de muitos indivíduos para um estilo de vida mais saudável.

Várias empresas do ramo de games vêm desenvolvendo jogos cada vez mais interativos, principalmente os de esportes, com uma interação de realidade virtual basante envolvente. Mas, no quesito de avaliação, o estudo supracitado concluiu que: apesar de alguns números dos resultados obtidos foram próximos em um teste específico real, os fatores que desviam a fidelidade da avaliação foram muitos. Portanto, se você quer avaliar sua flexibilidade ou composição corporal, procure um profissional de Educação Física capacitado e deixe seu vídeo game para momentos de lazer e descontração. Não faça dele o seu modo de vida ativo!

Obs.: para ler sobre o estudo pesquise o periódico citado nesta matéria.

Até a próxima!

Nenhum comentário: