terça-feira, 19 de maio de 2015

Musculação para Gestantes


Sabemos que o treinamento com pesos é uma modalidade em expansão tanto territorial como também, alcançando pessoas de variadas faixas etárias e condições de saúde. Sabemos também, que esse tipo de exercício físico baseia-se em superar uma determinada carga imposta por uma máquina, halteres, elásticos e o próprio peso do corpo.

A abrangência dos objetivos é uma grande diversidade, podendo ter fins competitivos, condicionamento físico, reabilitação, bem estar, emagrecimento e terapêutico. Com certeza a ciência contribui, e muito, com esse sucesso. Uma vez que muitos resultados científicos são divulgados pela mídia, por Profissionais da Medicina, pelos Conselhos Federal e Regional de Educação Física e pelo próprio Profissional de Educação Física, contribuindo assim para a quebra de tabu que ainda existe na sociedade.

A melhoria da força muscular, da potência muscular, da resistência e redução do percentil de gordura corporal são o "diamante" da musculação. Inclusive, não há outra modalidade de exercício físico com tantas qualidades como esta.

Para usufruir de tantos benefícios, atualmente, gestantes estão aderindo a prática da musculação. Claro que, a recomendação e permissão proceda do Profissional de Medicina especializado, diante de uma avaliação e acompanhamento constante, certificando-se que não haja nenhuma anormalidade.

Após ser avaliada e permissionada por seu Médico(a), a gestante, com esse documento em mãos, procura um Profissional de Educação Física para dar início ao programa de treinamento.


O período de gestação é uma fase de muitas transformações corporais (fisiológicas e anatômicas) por isso, verifica-se a alteração do equilíbrio (decorrente do aumento do útero, deslocando o centro de gravidade para frente), coordenação e estabilidade nas gestantes.
50% das gestantes podem sentir dor lombar (lombalgia) devido a curvatura lombar; o aumento do útero comprime os vasos pélvicos, causando redução do retorno venoso contribuindo com a retenção líquida nos membros inferiores.


Em um programa de musculação é imprescindível incluir exercícios que fortaleçam a região pélvica em virtude das mudanças posturais causadas pela gestação. Essa região, conhecida atualmente pelo termo CORE (provém do inglês, significa centro) está estreitamente ligada à saúde e ao movimento. O CORE é o centro do corpo onde se encontra um conjunto de músculos responsáveis pela estabilidade da coluna lombar e pelo nosso equilíbrio.

Os benefícios adquiridos pela gestante praticante de musculação são o controle do peso, prevenção do diabetes gestacional, redução de dores, melhora da circulação sanguínea (retorno venoso), aumento do fluxo sanguíneo placentário (levando mais nutrientes e oxigênio ao feto), recuperação mais rápida pós-parto e sem contar com os benefícios para a mente da futura mamãe, ajudando na aceitação de sua autoimagem e controle da ansiedade.

Para as futuras mamães que já treinam, a rotina de exercícios não será muito diferente (apenas redução do volume e intensidade) e para as mamãe que queiram iniciar a musculação só porque o médico recomendou, sigas as orientações desse texto e curta sua gravidez com os benefícios da musculação.

Até a próxima!

_____________

Texto baseado no artigo: "Musculação: abordagens para a prescrição e recomendações para gestantes. Publicado pela Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, Edição Suplementar 2, São Paulo, v.8, n.47, p.494-498. 2014.

Nenhum comentário: