sábado, 13 de janeiro de 2018

Condicionamento Cardiorrespiratório Específico para Cada Um

Quando se fala em condicionamento cardiorrespiratório o que lhe vem a cabeça?

Para enterdermos de forma fácil o que isso significa vejamos o seu conceito:

É a capacidade de nosso organismo de captar o oxigênio, transporta-lo e aproveita-lo como fonte de combustível para a produção de energia para os músculos em trabalho, durante um período de tempo. Esse fenômeno que ocorre em nosso corpo também recebe o nome de condicionamento aeróbio e VO2 máximo.

Tecnicamente falando é a taxa máxima de utilização de oxigênio dos músculos durante o exercício (Heyward, 2004).

Para melhorarmos nossa resistência aeróbia é necessário treino. Seja nadando, correndo, pedalando, enfim, atividades que mantêm o movimento em períodos de tempo mais duradouros. A exemplo disto estão os maratonistas, triatletas, ciclistas, nadadores de longa distância, circuitos funcionais e etc., em conclusão, uma gama de atividades que podem ter a característica cardiorrespiratória.

Aí você se pergunta: Como posso saber a minha resistência aeróbia?

Não é difícil! Um Profissional de Educação Física poderá lhe ajudar, realizando uma avaliação para medir o consumo máximo de oxigênio e classifica-lo de acordo com sua faixa etária, sexo e idade. Outro modo, não menos importante, é uma avaliação com o médico cardiologista, o teste ergométrico e o eletrocardiograma.



Com o resultado em  mãos, o seu preparador físico iniciará um programa de treinamento progressivo e adaptado à sua realidade.

Busque sempre a orientação de um Profissional de Educação Física e bom treino.

Até a próxima!

Nenhum comentário: