Um artigo publicado pela Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício em Set/Out de 2008 traz fundamentos de um assunto no qual venho descrevê-lo para vocês: a musculação emagrece ou é mito?
O treinamento de força, popularmente conhecido por musculação, tem sido citado por vários pesquisadores como sendo excelente para o desenvolvimento da qualidade de vida (Fleck e Kramer, 2006).
E se você pratica uma atividade física programada, busca uma alimentação equilibrada pode-se dizer que sua qualidade de vida está em um bom caminho. E se alcançar um meta traçada, melhor ainda!!! (plac plac plac) = isso é palmas tá! kkk
Nesse estudo, realizado por Peraça e colaboradores (2008), foi relatado o gasto calórico diário com esse exemplo: quando o gasto energético é superior a ingestão alimentar (em calorias), conhecido como balanço calórico negativo, conseguimos reduzir a gordura corporal.
Saiba mais sobre balanço energético clicando aqui
A perda de peso ocorre devido ao consumo de energia dos órgãos internos para manter os processos metabólicos, ou seja, o funcionamento do nosso organismo (Hill, Douglas e Peters, 1993 citado por Peraça e colaboradores, 2008). Devido a isto, o consumo de oxigênio se mantém acima dos níveis de repouso por várias horas após o treino de musculação.
Peraça (2008) deixa bem claro que se NÃO houver o balanço calórico negativo associado com o treinamento físico, não será possível obter resultados na redução de gordura corporal.
ENTENDEU? ASSIM VOCÊ NÃO EMAGRECE!!!! :/
Na guerra dos sexos os homens apresentam vantagens na taxa metabólica basal (TMB) em comparação com as mulheres, devido ao maior percentual de massa magra. (desculpa aê)
O fator que mais contribui para redução de peso gordo é TMB, ela corresponde de 60% a 70% do gasto energético diário total, já o efeito térmico dos alimentos corresponde a cerca de 10% e a atividade física de 15% a 30% do gasto diário total de energia (McArdle, Katch e Katch, 2001).
Perceba que a TMB é muito importante para diminuirmos o tecido adiposo.
E você sabe o que mais influencia a TMB?
A atividade muscular! Ou seja, o metabolismo muscular. A taxa metabólica basal pode aumentar em até 15 vezes devido ao aumento da massa muscular!!! :o (Vander e colaboradores citado por Peraça e colaboradores, 2008).
Por isso galera, vamos treinar! Pratique exercícios de força e acelere sua perda de peso!
Busque sempre um Profissional de Educação Física qualificado e bons treinos.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário