quarta-feira, 31 de março de 2010

Menopausa







Nos dias atuais a mulher está ganhando espaço em todas as áreas de trabalho. Dinamismo, determinação, liderança, equilíbrio emocional e várias outras qualidades. Mas, no mundo moderno a mulher tem que enfrentar um obstáculo além de sua vida profissional, as alterações hormonais causadas pela menopausa.

Uma vida mais ativa (do ponto de vista de exercícios físicos) e uma melhora na alimentação são fatores que auxiliam na qualidade do tratamento e amenizam os efeitos que o corpo feminino sente.

Alguns desses efeitos estão citados em seguida com a intenção de transmitir esse conhecimento com o caráter informativo pois, se você está com os sintomas da menopausa, tais como: ondas de calor, irregularidade menstrual, ressecamento vaginal, alterações emocionais, procure um profissional de saúde especializado para que possa ser feito um diagnóstico e obter o tratamento adequado.


Vejamos então o responsável por tantas alterações: o estrogênio.

O estrogênio abrange três hormônios esteróides com estruturas de mesma natureza: 17b-Estradiol, estrona e estriol. A deficiência de estrogênio parece acelerar o acúmulo de gordura abdominal (Rebuffé-Scrive e colaboradores, 1986 citador por Ignacio e colaboradores, 2009). Diversos tipos de tratamentos com reposição de hormônios demonstraram ser eficientes na prevenção do aumento do tecido adiposo na região abdominal em mulheres durante o período da pós-menopausa.

A deficiência de estrógeno está relacionada à diminuição de receptores de leptina (atua no controle da saciedade) no hipotálamo o que causaria redução da saciedade, conseqüentemente maior ingestão alimentar e ganho de peso corporal (kimura, 2002 citado por Ignacio e colaboradores, 2009).

Com o avanço da idade há um declínio da atividade física e sua conseqüência é a redução da massa magra, do gasto energético e o aumento da massa corporal gorda. São esses os fatores que contribuem para a queda da taxa metabólica de repouso (TMR) e conseqüente ganho de peso corporal, e se tratando de mulheres na pós-menopausa esse efeito é mais evidente (Bonganha e colaboradores, 2009; Poehlman e colaboradores, 1995 citados por Ignacio e colaboradores, 2009). Outras conseqüências são redução da mobilidade, do equilíbrio e o aumento do risco de quedas, diminuindo a qualidade de vida com o avançar da idade (Beaufrere e Morio, 2000; Fitts, 2003 citados por Trevisan, 2007).

Na menopausa a mulher tem um declínio mais significativo da TMR em relação ao processo de envelhecimento propriamente dito, devido à redução dos níveis hormonais femininos, (Aubertin-Leheudre, 2008 citado por Bonganha e colaboradores, 2009). Bonganha, também confirma essa informação ao afirmar que a massa corporal magra sofre mudanças decorrente das alterações hormonais da menopausa e que se acentua com o envelhecimento.

Outro fator agravante que contribui para acentuar a queda da TMR e redução da massa corporal magra com o envelhecimento e alterações na composição corporal é a inatividade física (Hallal, 2003 citado por Bonganha e colaboradores, 2009). A partir dos 20 anos, as mulheres reduzem cerca de 2% ao ano a TMR e a massa magra sofre influência direta com essa queda (Bonganha e colaboradores, 2009).

Segundo Nadai (2002), o treino aeróbio isolado não é suficiente para promover modificações da gordura corpórea e massa muscular em mulheres pós-menopausa. No entanto, quando adicionou-se o treinamento resistido (com pesos), foi observado uma redução da adiposidade geral associada ao aumento da massa muscular. Contudo, parece ser necessário cerca de 25 semanas para que esse efeito seja evidenciado.

São várias as conseqüências da menopausa, cito algumas logo abaixo:

  • Osteoporose
  • Doenças cardiovasculares
  • Redução da taxa metabólica de repouso
  • Redução da massa muscular
  • Aumento da massa gorda abdominal
  • Redução dos receptores de leptina

Nesta pesquisa que realizei, busquei o que há de mais recente na comunidade científica sobre a menopausa e atividade física. De forma concisa enfatizo as modificações na composição corporal feminina devido a menopausa e afirmo a importância da musculação associada ao treino aeróbio para amenizar as alterações na composição corporal da mulher.

Até a próxima.

Contato: treinadoralexpontes@gmail.com