terça-feira, 23 de junho de 2015

Treinamento de Força e os Efeitos sobre a Pressão Arterial



Quando estamos em repouso nosso organismo encontra-se em equilíbrio, essa harmonia orgânica é denominada homeostase. Mas, durante o exercício físico essa situação é quebrada, devido à demanda energética dos músculos solicitados, gerando várias adaptações fisiológicas necessárias e entre essas, as que se referem a função cardiovascular.

A musculação vem sendo estudada há vários anos e tem demonstrado resultados benéficos para populações tanto de jovens, quanto de adultos e idosos. O benefício no qual quero destacar é a redução da pressão arterial (PA) pós-exercício.

Dependendo do tipo de contração muscular, intensidade e duração do exercício, a PA sofre alterações significativas. Estudos demonstram que uma sessão de exercícios com pesos (musculação) em um grupo de jovens e idosos normotensos e outro grupo de jovens e idosos hipertensos, a queda pressórica foi mais evidente no grupo de jovens e idosos hipertensos (Rondon e colaboradores, 2002).






Esse efeito de hipotensão pós-exercícios é devido, a redução do débito cardíaco (em função da redução do volume sistólico), redução da resistência vascular periférica ( devido a vasodilatação muscular conservada após exercício) (Forjaz e colaboradores, 1999).



Tais efeitos foram observados em indivíduos jovens, adultos e idosos tanto hipertensos quanto normotensos; e, em exercícios aeróbios e anaeróbios. Mas, os efeitos pós-exercícios foram mais evidentes nos grupos hipertensos (Rondon e colaboradores, 2002).

Apesar de destacar o treinamento com pesos, os efeitos supracitados são mais evidentes em treinos aeróbios. Talvez por existir um maior número de estudos relacionados ao assunto.

Embora, já saibamos que a musculação também contribui com esses benefícios para a saúde.

Até a próxima!