quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Pé de Diabético: precauções a serem tomadas.

O Pé Diabético, a principal causa de amputação do membro inferior, deve ser considerado como uma situação clínica bastante complexa, que pode acometer os pés e tornozelos de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus.

Os principais fatores de risco são: a neuropatia periférica, as deformidades e a limitação da mobilidade articular. as consequências podem ter características como: alterações da sensibilidade dos pés, presença de feridas complexas, deformidades, alterações da marcha,  infecções e amputações, entre outras.



Para o tratamento e acompanhamento dessa enfermidade, a abordagem deve ser especializada e contemplar um modelo de atenção integral (educação, qualificação do risco, investigação adequada, tratamento apropriado das feridas, cirurgia especializada, aparelhamento correto e reabilitação global), objetivando a prevenção e a restauração funcional da área afetada.



A Organização Mundial de Saúde realizou uma estimativa para o ano de 2030, onde mais de 550 milhões de pessoas serão portadores de diabetes.  E destes, pelo menos 25% terão algum tipo de comprometimento significativo nos seus pés. E, infelizmente, apenas 50% deles desconhecem que têm este diagnóstico.

Cuidados simples como examinar diariamente os pés podem prevenir complicações.

Para prevenir que a haja ulceração é imprescindível que o portador do diabetes fique atento aos cuidados básicos como:


 
  • examinar diariamente os pés a procura de frieiras, bolhas, ferimentos ou calos; 
  • secar cuidadosamente os pés após o banho com uma toalha macia, sem esfregar, especialmente entre os dedos e ao redor das unhas; 
  • manter a pele sempre hidratada aplicando um creme hidratante (menos entre os dedos, para evitar umidade); 
  • utilizar meia de algodão e nunca utilizar de nylon;
  • e usar sempre sapatos fechados.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD.




Até a próxima!