quarta-feira, 11 de junho de 2014

O Uso da Crioterapia no Esporte



Ao praticarmos qualquer esportes ou exercício físico estamos sujeitos a sofrer algum tipo de lesão. Vemos muitas vezes jogadores de futebol sendo tratados com gelo imediatamente após sofrido uma entorse ou um choque brutal. A aplicação de gelo tem sido de fundamental importância tanto nas lesões por trauma e entorse como também para a recuperação muscular.

Para entendermos melhor como funciona esse mecanismo, pesquisei sobre o assunto e encontrei  um artigo científico publicado em um periódico do Instituo Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício, datado em Jan/Fev 2014.

O que é crioterapia?

Trata-se de um procedimento terapêutico de aplicar o frio numa área específica do corpo como parte de um tratamento de lesões com efeitos imediatos no traumatismo ou na reabilitação (Knight citado por Santos 2014). Analgesia local, redução do edema e da inflamação são os efeitos benéficos dessa técnica, que é utilizada desde a Grécia Antiga (Carvalho citado por Santos 2014).




Como funciona?

Sandoval e colaboradores citados por Santos (2014), descreveram que durante a terapia com o frio, a resposta fisiológica é:
  •  redução do metabolismo celular;
  •  redução dos resíduos celulares;
  • diminuição da dor;
  • diminuição do edema;
  • redução da contratura muscular;
  • redução da velocidade da condução nervosa;
  • ocorre vasoconstrição;
  • relaxamento;
  • liberação de endorfinas;
  • entre outras...



Vasconcelos (1998) citado por Santos (2014) descreve as fases da crioterapia:

1º - Sensação de frio (dura aproximadamente três minutos)
2º - fase da dor (desconforto)
3º - anestesia
4º - vasodilatação reflexa (paralítica profunda)

Conceição e Silva (2007) citados por Santos (2014) afirma que para a reabilitação o uso da terapia com o frio é apropriado para o tratamento sintomático da dor, facilitando a execução de exercícios terapêuticos. Eles afirmam também que devido a redução do metabolismo celular ocorre menor chance de um processo inflamatório maior. Este procedimento terapêutico vem sendo empregado e pesquisado como um dos métodos para incrementar a recuperação pós-exercícios (Pastre e Colaboradores, 2009).

Segundo o resultado da pesquisa apresentado por Santos (2014), o tratamento da crioterapia para melhora do desempenho não obteve resultados positivos no que se refere a recuperação muscular. Agora, com a finalidade de tratamento terapêutico para lesões musculares, articulares e ósseas concluiu-se que houve redução da dor e que é necessário uma busca mais abrangente em outras bases de dados para que se obtenha o conhecimento mais profundo sobre os resultados desse tratamento, já que foram encontrados poucos trabalhos científicos pesquisados, pelo autor, numa única base de dados.

Apesar da limitação da pesquisa de Santos, fica claro que a crioterapia funciona em lesões agudas e crônicas, aliviando a dor na região afetada.

Em tempo de Copa do Mundo que tal ficarmos atentos aos tratamentos de jogadores machucados durante os jogos?!

Até a próxima!