terça-feira, 1 de outubro de 2013

Emagrecer com a família

A importância da família no apoio a mudanças de hábitos alimentares e atividade física.

Você já deve ter ouvido algum amigo (a) ou até você mesmo dizer: vou começar uma dieta para perder uns quilinhos. Ou, na segunda-feira vou começar a caminhar (entrar numa academia) mas, quando você dar por visto, essa pessoa nem se quer mexeu-se para cumprir a promessa.

Várias promessas como estas são feitas todos os dias, talvez uma forma da mente humana se enganar naquele momento, resultado disso é que o indivíduo nem emagrece ou nem sai do sedentarismo.

De que adianta resolver modificar seus hábitos alimentares se todos em sua casa não irão fazer o mesmo?! Com exercícios físicos pode até acontecer de apenas uma pessoa da família ser fisicamente ativo mas, mudar a forma de pensar sobre alimentação, não é fácil!

Para se ter maior chance de sucesso na modificação para hábitos saudáveis é necessário que a família também mude seus hábitos! Principalmente quando a criança percebe que sua refeição não é a mesma de seus parentes sentados à mesa. Ainda por cima ouvir: "é para o seu bem, você precisa emagrecer!" E, ouvir isso por alguém que também precisa emagrecer é no mínimo incoerente!

Sei que não é tarefa fácil, mais todos têm que se esforçar para mudar. Uma certa vez ouvi de uma cliente: "minha sobrinha está muito gorda e ela tem apenas 14 anos de idade, só que ela perdeu o pai muito cedo. Ela tem o direito de comer o que quiser...". Claro que NÃO! Passar a mão na cabeça, como forma de aconchego psicológico, não irá resolver nada. Neste caso, é preciso tratamento com apoio de um Psicólogo.

Não devemos buscar prazer na comida para ocultar frustrações, precisamos adquirir a consciência de que comemos com a intenção de está nutrindo nosso organismo da melhor forma possível, selecionando o tipo de alimento para o momento ideal.

Mudanças de hábitos de forma radical não tem durabilidade, o ideal seria "desmamar", ou seja, comer cada vez menos alimentos engordativos para irmos cultivando hábitos saudáveis por uma vida toda. Isso vale para toda a família!

Dê um passo a frente: inicie com frutas no desejum na primeira semana, na semana seguinte substitua a fritura por grelhados e inicie uma caminhada, por exemplo. E que todos possam acompanhar as mudanças de forma saudável, isto é, apoiando uns aos outros e motivando para novas substituições. A presença de um profissional específico da alimentação e/ou exercício agrega compromissos com todos os envolvidos.

Estudos recentes discutem a importância do papel das mães e das famílias como sendo fundamental para o sucesso no tratamento da obesidade de crianças e jovens, considerando que nesta faixa etária os indivíduos são dependentes de seus pais ou responsáveis. As crianças estão subordinadas às condições da família (Camargo e colaboradores, 2013).

Para Novaes e colaboradores citado por Camargo e seus colaboradores (2013), a mudança de hábito dos pais, principalmente das mães (e isto se relaciona aos hábitos alimentares da família) influencia a formação e permanência da obesidade nas crianças. Novaes, estima que a redução de peso da mãe, melhora o comportamento alimentar e repercute na prática nutricional das crianças.

Então, que tal iniciar um novo hábito?!
  • Passe a comer mais alimentos integrais como grãos e massas, pois estes contêm uma quantidade maior de fibras, dando o efeito de maior saciedade.
  • Dê maior prioridade ao exercício: caminhe, pratique natação, boxe ou entre numa academia. Procure um Profissional de Educação Física.
  • Inicie um novo hábito saudável para VOCÊ, e não para satisfazer a vontade dos outros!

    Seja feliz!

Até a próxima!