terça-feira, 25 de junho de 2013

Prescrição de Exercício: Recomendação Tradicional

Um parente, (obeso) de minha família, recebeu de um(a) médico(a) a recomendação de  fazer exercícios, especificamente caminhada, por trinta minutos de segunda a sexta-feira. Com a intenção de redução de peso. Daí, esse parente, veio à minha pessoa, perguntar-me qual era a minha opinião e se estava correto essa recomendação.

Pois bem, eu lhe respondi que a recomendação estava correta mas, apenas se o caso fosse para obter benefícios para a saúde como redução dos lipídios séricos (LDL e HDL colesterol), redução da pressão arterial de repouso, redução da tolerância à glicose e aumento da sensibilidade à insulina.

A recomendação tradicional de trinta minutos de uma caminhada leve a moderada  (correspondente a 150 minutos/semana) e que poderá ser outra atividade física com o mesmo padrão de intensidade como um passeio de bicicleta, por exemplo, não surtirá o efeito desejado de perda de peso.

As recomendações atuais para obesos são prescritas com uma carga de minutos semanais inicial de 150 minutos e que progridam para 200 a 300 minutos/semana numa intensidade moderada. Agora, se por algum motivo o indivíduo não puder alcançar essa recomendação, deve-se incentivá-lo a realizar a recomendação mínima dos 150 minutos/semana conscientizando-o que para reduzir o peso será necessário um pouco mais de esforço.

Com a prescrição mínima, o indivíduo gozará os benefícios supracitados.

Até a próxima!