segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De Londres para o Rio


Durante as Olimpíadas vimos que em Londres o Brasil não obteve bons resultados, seria porque os atletas estão aguardando as Olimpíadas Rio 2016 para conquistar suas medalhas de Ouro? Ou será que há um descaso com o esporte/educação ou como queiram: educação/esporte?

Acredito que é impossível separar esses dois, pois, o esporte entra na vida de um potencial atleta olímpico, através da escola.

E, se esta não vai bem, como esperar bons resultados de nossos atletas?

Numa ascendente queda no quadro de medalhas, ficando atrás de países como Cazaquistão, Irã e Coreia do Norte, o Brasil vem demonstrando sua carência de investimentos no que se refere à preparação dos atletas já classificados para a competição em Londres. Para 2016, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, dará prioridade, no que se refere a patrocínio, aos atletas que ficaram entre os 10 primeiros classificados nessa edição olímpica, sendo estes, jovens até 20 anos de idade. Os outros atletas que marcaram presença em Londres e não obtiveram bons resultados terão que correr atrás de patrocinadores privados, disse o Ministro – publicado numa revista de circulação nacional.

Com delegação de 258 atletas, participando em 24 modalidades esportivas diferentes, o Brasil foi a Londres com 19 atletas a menos em relação à última olimpíada em 2008 na China, alcançando a meta de 250 atletas prevista pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), segundo o presidente dessa instituição Carlos Arthur Nuzman.

Já os Estados Unidos da América (por exemplo), marca presença com 530 atletas nesse ano, 96 a menos do que em 2008.

Mesmo com o decréscimo de atletas nas Olimpíadas de 2012 em ambas as nações citadas à cima, a diferença entre esses países é absurda no que se refere a resultados no quadro de medalhas! Enquanto um País briga pela liderança no ranking de medalhas de ouro (e conquista), o outro briga para não despencar ainda mais!

Acredito que não só eu, mas, como todos os brasileiros gostariam de melhores resultados, pois, sei como é difícil chegar lá, como é difícil para um atleta brasileiro representar seu país com o mínimo de patrocínio e o máximo de esforço. Mas também, tenho orgulho por todos os atletas nacionais, por vencer muitos obstáculos para participar de uma competição como esta.

Em 2016, no Rio de Janeiro, haverá um desejo maior de que, em casa, o Brasil obtenha, pelo menos, a melhor colocação no ranking de medalhas dos últimos tempos. Tendo em vista que já temos esse sentimento na Copa do mundo de 2014.

Acredito que será necessário não só melhorar a infraestrutura do país, como novos estádios, ginásios, rodovias, ferrovias, ciclovias, como também a estrutura escolar, a média escolar nacional, o incentivo ao esporte olímpico. O esporte dá exemplos!

Atualmente muitas crianças querem aprender a lutar MMA. Por que será?

Porque precisamos de mais campeões! Quem não se lembra de nosso fabuloso atleta Cesar Cielo? Quantas crianças entraram na natação naquele ano?

Quantas crianças quiseram entrar numa escola de ginástica olímpica pós Daiane dos Santos e os irmãos Hypólito?

Precisamos fazer efetivamente mais campeões, para isso é necessário investir em treinadores de alto nível, em alimentação de qualidade e escolas com estrutura para dar conta da demanda de atletas que estão espalhados pelo país à espera de uma oportunidade.

E você, caro leitor, acha que o Brasil tem chances? Eu tenho certeza! Só dependerá do interesse dos políticos em investir no nosso país.

Pra frente BRASIL!

Até a próxima!