quinta-feira, 10 de maio de 2012

Policiais Obesos

Há três anos publiquei uma matéria sobre concursos públicos, nela critiquei a aparência de militares e agentes por estarem acima do peso ideal resultando numa imagem depreciada e o principal, falta de condicionamento físico para ações de perseguição aos bandidos.

Leiam esta matéria AQUI.

Neste mês, assisti uma matéria veiculada pelo Jornal Nacional (J. N.) sobre a polícia de Londres, sendo esta segundo as críticas, a mais eficiente do mundo. Com os confortos da vida moderna, me parece que este status de melhor do mundo está sendo perdido. O problema está no peso dos policiais. A obesidade em policiais femininos chega próximo aos 50% e nos homens ultrapassa essa marca e esse fato está reduzindo a eficiência profissional desses agentes!

Até aí não me impressionei pois, a obesidade é uma epidemia mundial. O que me chamou a atenção foi a preocupação dos governantes em resgatar a imagem de "melhor polícia do mundo", realizando um teste físico anualmente para avaliar a aptidão física dos policiais. Caso, o tira não obtenha o resultado mínimo exigido no teste, este será multado em até 8% de seu salário!

Achei essa atitude espetacular!!!

Medida como esta poderia ser adotada em várias nações, inclusive o Brasil (que sofre de obesidade), com critérios internacionais de padrão para avaliação física, elaborados e aplicados por Profissionais de Educação Física com a intensão de preservar o condicionamento físico dos policiais no mundo, em especial no Brasil, proporcionando a imagem imponente de polícia perante sua sociedade.

Está mais do que na hora de criarem cargos, no Brasil,  para os Profissionais de Educação Física nas polícias Civis, Militares e Federais com o intuito de avaliar, condicionar e preservar as capacidades físicas requeridas para a profissão de polícia!















Até a próxima!