segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sedentarismo


Nos tempos de hoje, a humanidade está cada vez mais perdendo suas características de ser humano ativo, fisicamente falando, para se tornar um ser dependente de recursos tecnológicos. A crescente urbanização, o aumento de automóveis, a tecnologia, e a facilidade de se alimentar com comidas altamente energéticas, do ponto de vista calórico e o capitalismo selvagem em que vivemos, estão contribuindo com o estilo de vida sedentário do homem moderno. O ritmo frenético das grandes metrópoles deixa claro: menos tempo de trabalho, menor produção; conseqüentemente, menos lucro.

Desde a década de 1990 houve um crescente número de pessoas sedentárias, este aumento não foi menos do que drástico para a humanidade, concomitantemente a incidência de doenças derivadas desse estilo de vida vêm reduzindo a qualidade de vida das pessoas. Assista o vídeo abaixo e depois prossiga a leitura:




O Sedentarismo é causa de 1,9 milhões de mortes por ano e associado aos maus hábitos alimentares é causa de 50% dos fatores de risco para doenças crônicas ( Monteiro, Sobral Filho, citado por Almeida e Santos, 2007).

De acordo com um estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2003, sobre o números de óbitos numa amostra de 56.554.000, 58% dos óbitos são causados por doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares). De um ponto de vista geral, a maioria desses óbitos apresentados no estudo supracitado, eram pessoas que apresentavam sobrepeso ou obesidade.

A obesidade expõe o indivíduo portador a condições que vai desde graves doenças não letais debilitantes e redutoras da qualidade de vida até a morte precoce (Pereira , Francischi e Lancha Junior, 2003; Repetto, Rizolli, Bonatto, 2003; Barreto e colaboradores, 2005; Marcon e Gus, 2007).


Se você não investe o seu tempo em atividade física, não se exercita por mais de trinta minutos (no mínimo) pelo menos três vezes por semana, considere-se uma pessoa com o perfil adequado para estar contribuindo com os dados atuais de óbitos por doenças não transmissíveis nos próximos estudos sobre esse assunto!

Diga não ao sedentarismo! Movimente-se! Alimente-se melhor!
Procure orientação com profissionais da área de Nutrição e Educação Física!

Até a próxima!